Quem é que nunca se sentiu nostálgico olhando uma propaganda antiga em alguma revista? Pra começar, uma das mais presentes e memoráveis: o Instituto Universal Brasileiro. Pra quem é jovem, cabe uma explicação: Nos tempos jurássicos (rs), antes da internet, as pessoas trocavam cartas, e o IUB, fundado em 1941, oferecia já naquela época cursos profissionalizantes por correspondência, nos primórdios da EaD. Por décadas a propaganda do IUB esteve nas revistas Disney, inclusive com conteúdo patrocinado: No meio da revista, você virava a página e começava uma história em quadrinhos com personagens humanos, e no final era revelado o seu propósito de divulgar os cursos profissionalizantes. Muitos outros produtos usaram a mesma ideia, de infiltrar o marketing com os quadrinhos.
As propagandas de bebidas foram muitas. Se você gosta de achocolatado, já da década de 60 as propagandas de Nescau nos acompanhavam. Que tal refrescar suas ideias com um Guaraná Brahma, diretamente dos anos 80?
Teve comida suficiente pra acabar com a saúde de quem não praticasse esportes. Da Nestlé (além dos bombons) foram os caramelos de leite, os Frutips (caramelos de frutas), Biscoitos São Luiz, entre outros. Os wafers Recreio Tostines fizeram a alegria de muitas crianças ao abrirem suas lancheiras. O Iogurte Chambourcy talvez seja lembrado por causa dos Wuzzles, principalmente pra quem teve a oportunidade de brincar com o Teatrinho de Natal. Os chicletes Ploc de sabores misturados instigaram a curiosidade de muita gente: HortelUva, TuttiLanja, MoranCaxi. Outra surpresa de mascar era o chiclete Dinovo, em formato de "ovo de dinossauro" e sabores sortidos. Que tal terminar o seu Picolé Yopa e encontrar um vale brinde no palito? Ou você preferia os Picolés Frutilly com seus palitos coloridos e montáveis? Quantas vezes você lambuzou seus dedos com a mistura de chocolates de Io-Iô Crem? Ah, impossível esquecer os chocolates Lacta com personagens Disney.
Obviamente, não podiam faltar brinquedos. Da década de 70, impossível esquecer da Gulliver e seu Forte Apache, Futebol de Botão, Zoológico, Fazenda, África e similares. E saibam que, muito antes dos Hotwheels, as miniaturas Matchbox já estavam nas mãos da garotada. A Estrela então nem precisa ser muito lembrada, e podemos ir muito além das bonecas. Trenzinhos e autoramas foram o sonho de consumo antes dos videogames. Antes do cinema nas telonas ser uma realidade para (quase) todas as classes e localidades, o cineminha na parede de casa (ou dentro da caixinha) já servia como tira-gosto. As réguas, discos e engrenagens de Espirograf permitiam fazer desenhos incríveis e simétricos. Em 1980 o boneco Falcon se tornou símbolo de força, agilidade e coragem, enfrentando inimigos perigosos. Neste mesmo estilo guerreiro logo vieram também os Comandos em Ação, que não ficaram para trás. E o saudoso Lig-4 foi uma espécie de "jogo da velha" com pedras vermelhas e pretas (ou amarelas e azuis). E pra não deixar as meninas de fora, as mini Bonecas Fofolete com cama em estilo caixinha de fósforo também foram moda durante algum tempo.
A revista Recreio e seus brindes também ganhou espaço, inclusive seu lançamento da década de 70 foi divulgado nos quadrinhos. Mas somente nos anos 2000 sua popularidade decolou com as coleções: Letronix, Numerix, Megaletronix, Rock Animal, Dinomania, Robits, Circomix, Missão Totem, Cyberbots... Esqueci alguma?
As propagandas também informavam sobre o lançamento dos filmes Disney no cinema e em VHS / DVD: Mogli, Fantasia, Dumbo, Alladin, Rei Leão, Corcunda de Notre Dame, Hércules, Tarzan, Vida de Inseto, Toy Story, Mulan, Pequena Sereia, A Espada Era a Lei, Uma Cilada para Roger Rabbit, Procurando Nemo, Monstros S.A., Nem que a Vaca Tussa, Três Mosqueteiros, Os Incríveis, O Galinho, Carros, High School Musical, Crônicas de Nárnia, Ratatouille, Wall-E, Carros, Enrolados, e muitos outros.
Tenho certeza que os pais de antigamente tiveram que dizer "não" muitas vezes quando seus filhos pediam tudo isso. Por outro lado, talvez eles se interessassem pelos Tênis Iris, recomendados para a prática de esportes, mas provavelmente também foram muito usados nas discotecas que estavam em alta na época. Claro, também tinha artigos escolares: As Canetinhas Playcolor foram muito populares (correm boatos por aí de que também eram usadas pra rabiscar as paredes de casa, nada confirmado). A Paper Mate também tentou "revolucionar": A Caneta Borracha seria o "novo ciclo da borracha", mas não se consolidou tanto assim. E se era pra ver seus filhos escovando os dentes direitinho, por que não comprar um Creme Dental da Mônica? Opa, teve também o Estojo da Mônica, com sabonete, shampoo e talco. Depois do banho, vinham as toalhas desenhadas da Karsten, que fazia também roupa de cama com os personagens Disney. Se você comesse todos os legumes e verduras, podia ganhar talheres Disney Berle, e se não comesse, tinha que tomar Biotônico Fontoura. E quando a criança arteira se machucava, podia ganhar um curativo feito com Band-Aid Disney.
E você? Já encheu o saco dos seus familiares alguma vez pedindo alguma coisa que viu nas propagandas dos gibis? Ou você era o adulto que precisava atender aos pedidos?
A sua participação faz toda a diferença, comente! Esse post te fez lembrar de algo? Compartilhe com a gente! Deixamos passar em branco algum detalhe importante? Complemente!
Do quê você quer que a gente ajude a lembrar? Ou você mesmo gostaria de escrever e publicar suas memórias? Mande pra cá! Vamos fazer uma comunidade na qual todos podem ajudar ;)
Texto idealizado por Rafael J. Barzotto e escrito com o apoio de José Sérgio Scalcon e Mariane Schibichewski.
Edição de Imagem: Rafael J. Barzotto com agradecimentos aos blogs Propaganda de Gibi e Propagandas Históricas, que disponibilizaram boa parte das imagens do post, evitando a necessidade de digitalizar novamente.
Se for publicar em algum lugar, mantenha os créditos.
Todas as reproduções de imagens Disney são feitas aqui sem o intuito de lucro.
Você quer receber nossos posts impressos? Solicite.
Facebook.com/MemoriasDisney
Instragram.com/MemoriasWD
Twitter.com/MemoriasWD
#disney #nostalgia #memorias #velhostempos #ducktales #tiopatinhas #mickey #zecarioca #carlbarks #quadrinhos #hqs #filmes #brinquedos #propagandas #comida